Cultura - Segunda-feira, 17 de Março de 2014

Casa da Cultura recebeu a oficina “Grandes Momentos do Cinema” com o jornalista Sérgio Alpendre

A Casa da Cultura recebeu na noite de quinta-feira, dia 13 de março, a oficina “Grandes Momentos do Cinema”, com o jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre, que apresentou um resumo dos principais momentos da história do cinema, desde os pioneiros em 1816 com a invenção da fotografia, até os dias de hoje. As pessoas presentes conheceram um pouco mais sobre o nascimento do cinema em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière fizeram a primeira apresentação pública do “Cinematógrafo”. Para iniciar o debate, Sérgio apresentou um trecho do filme “Vida de Cachorro”, de 1918, com Charles Chaplin. No longa, o vagabundo Carlitos salva a vida de Scraps, um cachorro que está sendo atacado por outros cães. Com Scraps escondido dentro de suas calças, o vagabundo entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. “Podemos dizer que a linguagem cinematográfica se desenvolve paralelamente quando Chaplin se estabelece na história do cinema”, destacou Sérgio, que explicou algumas falhas e êxitos do filme. Sobre Sérgio Alpendre É crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador. Coordena o Núcleo de História e Crítica da Escola de cinema e artes Inspiratorium. É colaborador da Folha de S. Paulo (Guia livros, discos, filmes e Guia Folha) e do UOL Cinema. É editor e fundador da revista de cinema Interlúdio. Fundou e editou a revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008), e foi fundador da revista eletrônica Contracampo (2000 a 2010). Já escreveu para os cadernos Mais e Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e para as revistas Bravo, Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana. Ministra cursos de História do Cinema e Oficinas de Crítica por todo o Brasil..